quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Passeata de palhaços inaugura placa na Rua Piolin

No dia 18 de dezembro, terça-feira, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promove uma passeata com dezenas de palhaços, a partir das 12 horas, para inaugurar a placa oficializando com o nome de Rua Piolin a Rua Abelardo Pinto, conhecida como “Beco do Piolin”.

Dezenas de palhaços caracterizados desfilarão pelas ruas do centro com seus equilibrismos, malabares, monociclos e demais apetrechos cômicos. E à frente deste batalhão circense seguirá uma banda, também com músicos palhaços.

A “palhasseata” sairá da Galeria Olido em direção à Rua 24 de Maio. Uma parada estratégica ocorre em frente ao Theatro Municipal de São Paulo e depois o grupo desce pela Rua Conselheiro Crispiniano até a Rua Piolin, que fica no Largo Paissandu. No local será descerrada uma placa em homenagem ao Piolin com 64 cm x 32 cm, que traz o nome do palhaço e referências à sua história.

  
Fotos tiradas no Dia do Circo pos Sylvia Masini

Haverá, durante o percurso, parada estratégica para breve número circense e leitura coletiva do Manifesto  Palhaçal - Carta Aberta dos Palhaços para a cidade de São Paulo.  A organização do evento tem participação e produção conjunta com a Secretaria da ABRACIRCO - Associação Brasileira do Circo, gestão de Camilo Torres. 

A Secretaria Municipal de Cultura presta esta homenagem ao palhaço brasileiro, artista da alegria, simbolizado por Piolin, um dos maiores representantes da arte circense no Brasil.
Esta cerimônia ocorre em consonância com o Dia dos Palhaços que é comemorado, desde 1984, no dia 10 de dezembro, com o objetivo de divulgar este que é um dos personagens mais controvertidos do cenário artístico. Mágico e atemporal, o palhaço encanta com sua graça e fascina pela grandiosidade em revelar o ridículo do ser humano com simplicidade e humor.

Abelardo Pinto, mundialmente conhecido como Piolin (1887-1973), foi um dos maiores palhaços brasileiros. É considerado um grande representante circense,  destacando-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista. Filho de artistas de circo, ele conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil, em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular.

Evento circense: Passeata de Palhaços no Centro de São Paulo
Dia 18 de dezembro – terça-feira – às 12 horas
Concentração e saída: Galeria Olido
Av. São João, 473 – Centro/SP - Tel: (11) 3331 8399.
Evento público, aberto a toda a comunidade. Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário