quinta-feira, 5 de março de 2015

Março tem contação de histórias com Diana Ishimitsu no Sesc Campo Limpo

Durante o mês de março (de 7 a 29) no Sesc Campo Limpo, as crianças embarcam numa viagem por vários países por meio de fantásticas histórias. A contadora de histórias Diana Ishimitsu apresenta sua Viagem ao Mundo Através das Lendas, sempre aos sábados e domingos, das 14 às 15 h, com entrada franca.

A cada dia, dois novos países são visitados e uma história nova é descoberta pelos pequenos, a partir do uso de origamishibai, uma técnica de contação de histórias com uso de dobraduras de papel, e do kamishibai, técnica de contação de histórias utilizando ilustrações. As apresentações contam também com canções, que são acompanhadas pelo shamisen (instrumento tradicional japonês), além de oficina de origamis.

Programação

7/3: O Sol, o Vento e a Nuvem (África) e A Lebre e o Forasteiro (Eua)

O Sol, o Vento e a Nuvem é uma história da tradição oral da África que fala da ajuda ao próximo e de bondade, em origamishibai. O Sol e o Vento brigavam para mostrar quem era mais forte. E nessa competição causaram um desequilíbrio no meio ambiente e a harmonia se reestabelece de forma inesperada. A Lebre e o Forasteiro tem origem na tradição oral dos índios americanos sobre persistência, em kamishibai. A pequena lebre adorava brincar, mas sempre que saía e havia sol, aparecia um forasteiro que a perseguia. Ela, então, decidiu capturar este forasteiro. Será que conseguirá?

8/3: A Casa (Escandinava) e O Músico Sadkó (Rússia)

A Casa é uma história da tradição oral da Europa sobre trabalho em equipe, em origamishibai. O porco, a ovelha, o coelho, o pato e o galo se encontram, e cada um utiliza suas habilidades para um objetivo comum. O Músico Sadkó vem da tradição oral da Rússia e fala de bondade, em kamishibai. Um dia na Rússia, o músico Sadkó estava triste tocando sua gusli (instrumento de cordas típico) perto do mar, quando de repente surge o Rei das Águas. O que será que acontecerá?

14/3: O Pequeno Herói da Holanda (Holanda) e O Sino de Atri (Itália)

O Pequeno Herói da Holanda (Holanda) é uma história da tradição oral holandesa sobre perseverança e responsabilidade, em Origamishibai. Na Holanda, o menino Pedro vai visitar seu amigo José. Ao voltar para casa, passa pelo dique e percebe que estava vazando água pelo muro. O corajoso Pedro utiliza sua atitude responsável e perseverante nesta estória muito divertida. O Sino de Atri (Itália) tem origem na tradição oral da Itália sobre responsabilidade, em kamishibai. Em tempos antigos, na cidade de Atri, o rei ordenou que colocassem um sino no meio da praça e informou que qualquer pessoa, que se sentisse injustiçada, poderia puxar a corda. Será que surgirão muitas injustiças na pacata cidade?

15/3: A Origem da Lua (EUA) e O Cordeirinho (Índia)

A Origem da Lua vem da tradição oral dos EUA e fala sobre honestidade, em kamishibai. Em um jogo de futebol entre duas tribos, quando um indiozinho fez algo desonesto, alguma coisa estranha aconteceu... O Cordeirinho é uma história da tradição oral indiana sobre inteligência, em origamishibai. Na Índia vivia um cordeirinho. Nas férias, sua mãe lhe disse para ir para a casa da vovó. No caminho, ele encontra vários bichos enormes e predadores.

21/3: O Dragão Negro (Japão) e O Elefante, o Hipopótamo e a Tartaruga Esperta (África)

O Dragão Negro é uma história da tradição oral do Japão sobre honestidade, em kamishibai. Certo dia, uma princesa salvou uma cobra que estava com sede, dando-lhe água. No dia seguinte, aparece um rapaz, que dizia ser a cobra. Ele lhe deu como agradecimento um espelho, dizendo que na verdade era um dragão e queria se casar com ela. E o rei disse que somente daria a mão de sua filha se ele ganhasse uma competição. Será que o rapaz-cobra-dragão vencerá? O Elefante, o Hipopótamo e a Tartaruga Esperta, originária da tradição oral da África, fala sobre verdadeira força e sobre inteligência, em origamishibai. Um dia, um elefante arrogante andava pela floresta; e para mostrar sua força, pisa numa tartaruga. Eles discutem e decidem realizar uma competição, para verificar quem é o mais forte. Quem vencerá?

22/3: O Flautista de Hamelin (Alemanha) e Amigo da Onça (Brasil)

O Flautista de Hamelin é uma história da tradição oral alemã sobre honestidade, em kamishibai. Antigamente, na Alemanha, existia uma pequena cidade tranquila. Eis que de repente, a cidade ficou cheia de ratos! E agora?Amigo da Onça é uma história da nossa tradição oral sobre bondade, em origamishibai. Na floresta do Brasil, a onça cai numa armadilha e é salva por um rapaz que passava por ali. A onça faminta disse que iria devorá-lo, mas o rapaz propôs que ouvissem a opinião de três animais. Será que ele conseguirá se salvar das garras da onça?

28/3: As Três Laranjas Mágicas (Costa Rica) e A Raposa e o Gato (Alemanha)

As Três Laranjas Mágicas tem origem na tradição oral da Costa Rica e fala sobre persistência e bondade, em kamishibai. Antigamente, existia um rei que apresentava várias princesas na esperança do filho se casar, mas ele não gostava de nenhuma. O rei ficou bravo e disse para ele viajar em busca de sua princesa. Será que ele a encontrará? A Raposa e o Gato é uma história da tradição oral da Alemanha sobre humildade, em origamishibai. Certo dia, uma raposa arrogante passou e nem cumprimentou o gato que estava no seu caminho. O gato, para ser gentil, cumprimentou-a e tentou fazer amizade. Será que ele conseguirá ser amigo desta raposa?

29/3: O Príncipe Serpente (Índia) e A Raposa e o Vinhedo (Israel)

O Príncipe Serpente é uma estória da tradição oral da Índia sobre coragem e confiança, em kamishibai. Uma velhinha estava no rio com seu vaso para pegar água. Eis que de repente, ela encontra dentro do vaso uma serpente e a leva para casa como bicho de estimação. No dia seguinte, ela olha para o vaso e, no lugar da serpente, encontra uma jóia preciosa de esmeraldas. Quanto mistério há nesta surpreendente estória! A Raposa e o Vinhedo vem da tradição oral de israelense para falar de felicidade, em origamishibai. Em Israel passava uma raposa faminta perto de um vinhedo todo cercado. Será que ela conseguirá entrar e comer as deliciosas uvas?

SERVIÇO

Contação de histórias: Viagem ao Mundo através das Lendas
Com Diana Ishimitsu
Grátis. Livre.
07 a 29/03. Sábados e domingos, das 14h às 15h

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado (13h às 22h) e domingos e feriados (11h às 20h)
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo | facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo


Nenhum comentário:

Postar um comentário