quarta-feira, 11 de março de 2015

Sesc Campo Limpo apresenta repertório do grupo Lume Teatro

O projeto Repertórios do Sesc Campo Limpo – que prestigia companhias representativas no cenário nacional e internacional – apresenta em março o grupo Lume Teatro, que completa 30 anos de história. Dois espetáculos, um bate-papo e dois workshops integram a programação, que é gratuita.

Dias 13, 14 e 15 de março (sexta-feira, às 20h, e sábado e domingo, às 19h30) a companhia apresenta Café com Queijo, espetáculo criado em 1999. A peça já foi apresentada em diversas cidades do Brasil, nos principais festivais nacionais e nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal. A montagem Pupik - Fuga em 2 será apresentada nos dias 20, 21 e 22 de março (sexta-feira, às 20h, e sábado e domingo, às 19h30). O espetáculo nasceu do encontro entre as atrizes Naomi Silman (do Lume) e Yael Karavan (do Karavan Ensemble) que se conheceram numa escola francesa.

O primeiro workshop, Treinamento Técnico Para o Ator, com Jesser de Souza acontece entre os dias 10, 11 e 12 de março (terça a quinta-feira, das 18h às 22h). O segundo, A Vida Secreta dos Objetos, com Naomi Silman e Yael Karavan, ocorre de 17 a 19 de março (terça a quinta-feira, das 18h às 22h). E no dia 21 de março (sábado, às 17h), Renato Ferracini comanda o bate-papo com o público sob o tema O Corpo como Fronteira.

Programação - Lume Teatro

Espetáculo: Café com Queijo
13/03 (sexta, às 20h) e 14 e 15/03 (sábado e domingo, às 19h30)
Duração: 80 minutos. Capacidade: 80 lugares.
Grátis. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência. Classificação: 12 anos

Café com Queijo consiste no processo de codificação de ações físicas e vocais do cotidiano, obtidas pelo ator, por meio de sua observação e posterior imitação, e parte de uma pesquisa do Lume na Mímesis Corpórea. A maneira como este material é transposto para cena também é estudado. Nessa pesquisa, os atores percorreram os estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Goiás. Munidos de papel, lápis e gravadores, eles recolheram histórias, canções e tradições existentes nesses locais. A partir desse material bruto, entraram na sala de ensaio e chegaram ao delicado Café com Queijo: um espetáculo sobre pessoas, lugares, cheiros, sabores e memórias de vários povos. A peça traz conversas e histórias, entremeadas por canções e versos no aconchego de uma colcha de retalhos. Fala-se um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, das artes da conquista, de comida, festa, morte, trabalho, solidão, aculturação, com um sabor típico do interior do Tocantins, o café com queijo ralado.

Ficha Técnica - Com: Lume Teatro. Criação, concepção e atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini. Iluminação: Abel Saavedra. Figurinos: Fernando Grecco. Costureiras: Nair Barbosa Pinto e Carmem Castanho. Apoio musical: Ivan Vilela e Kai Bredholt. Músicas reproduzidas: "Paisagens" e "Calma Roceira” de Ivan Vilela e "Deus Fez o Dia", executada por Seu Justino em pesquisa de campo. Aporte à pesquisa: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coordenação técnica: Francisco Barganian. Direção de produção: Cynthia Margareth.

Espetáculo: Pupik - Fuga em 2
20/03 (sexta, às 20h) e 21 e 22/03 (sábado e domingo, às 19h30)
Duração: 80 minutos. Capacidade: 80 lugares.
Grátis. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência. Classificação: 12 anos

O espetáculo Pupik surgiu do encontro das atrizes Naomi Silman (do Lume Teatro) e Yael Karavan (do Karavan Ensemble) que se conheceram há 20 anos, numa escola francesa. Ambas seguiram caminhos diferentes, mas sempre mantiveram contato devido a questionamentos comuns: a origem nômade-judaica, as mudanças de país, a busca pela identidade em territórios estranhos, a construção de uma “casa” onde pudessem criar sua própria história. Pupik vem do hebraico e significa ‘umbigo’. Usando a bagagem de mais de 20 anos de pesquisas em teatro físico e visual, dança e palhaço, as atrizes apresentam um trabalho de múltiplas linguagens, que transita entre cenas cômicas, poéticas e abstratas, improvisos e depoimentos. A “palavra” também é outro objeto de pesquisa no processo; as atrizes acumularam o conhecimento de diversos idiomas com os quais brincam durante o espetáculo.  

Ficha técnica - Concepção, atuação e roteiro: Naomi Silman e Yael Karavan. Dueto de: Naomi Silman (LUME Teatro) e Yael Karavan (Karavan Ensemble/ Israel - Inglaterra). Assessoria artística: Ricardo Puccetti. Trilha sonora: Greg Slivar. Figurinos: Sandra Pestana. Desenho de luz e coordenação técnica: Francisco Barganian. Direção de produção: Cynthia Margareth.

Bate-papo: O Corpo como Fronteira
21/03. Sábado, às 17h
Com Renato Ferracini - Lume Teatro
Livre. Grátis.

O palestrante Renato Ferracini dialoga sobre vários temas recorrentes no trabalho de pesquisa do Lume Teatro tendo como a grande matéria de pesquisa o trabalho de corpo e construção criativa e poética do ator. Corpo-em-arte como construção poética do tempo/espaço num território entre teatro/dança/performance. Conceito de corpo não como individualidade, mas como aspecto relacional que se produz nos encontros e nos afetos. Corpo-figura como base de sustentação de um ator-narrador no processo criativo dentro da própria trajetória do Lume.

Workshop: Treinamento Técnico Para o Ator
10 a 12/03. Terça a quinta, das 18h às 22h
Ministrante: Jesser de Souza - Lume Teatro
Nº de vagas: 20.  Idade mínima: 16 anos.
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento, das 13h às 22h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável no ato da inscrição.

O workshop é dirigido a atores, bailarinos e interessados em geral, o workshop oferece uma visão geral do treinamento cotidiano sistematizado por atores do Lume: reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. Aborda temas pertinentes ao trabalho de ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação do peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores). 

Workshop: A Vida Secreta dos Objetos
17 a 19/03. Terça a quinta, das 18h às 22h
Ministrantes: Naomi Silman e Yael Karavan
Número de vagas: 20. Idade mínima: 16 anos.
Grátis. Inscrições na Central de Atendimento, das 13h às 22h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável no ato da inscrição.

Naomi Silman (LUME Teatro) e Yael Karavan (Israel/UK) propõem um mergulho no universo dos objetos unindo práticas e experiências distintas e complementares. Naomi traz a experiência do treinamento de ator desenvolvido no Lume com o foco específico no trabalho de dinâmica com objetos – o ator agindo sobre o objeto e, ao mesmo tempo, deixando que o objeto sugira as dinâmicas e influencie a corporeidade do ator. A partir da interação com o objeto, pensar como construir qualidades corporais diversas, relações, jogos e figuras que ampliem o universo de ações físicas e vocais de cada ator na busca de uma expressividade pessoal. Yael propõe a sua ampla experiência de teatro físico e visual, butô e mímica, para explorar maneiras de se relacionar criativamente com a matéria, os objetos e o espaço, explorando-os como parceiros, provocadores de personagens, inspiração e/ou paisagem. Como ouvi-los, transformá-los e deixar que nos transformem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário