terça-feira, 31 de março de 2015

'Olhos D’água' de Cláudio Lacerda tem apresentações grátis em maio

O cantor e compositor Cláudio Lacerda apresenta, em maio, o show Olhos D'água, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura. As apresentações (grátis) acontecem no dia 16 (sábado, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, às 20 horas), dia 23 (sábado, no Teatro Décio de Almeida Prado, às 21 horas) e dia 30 de maio (sábado, na Sala Olido, às 18 horas).

Artista cantador, por excelência, Cláudio Lacerda se apresenta tocando violão e viola caipira, acompanhado por André Rass na percussão, Thadeu Romano no acordeom e Sérgio Turcão no baixo e charango.

O show Olhos D’água nasceu em 2014 como uma homenagem, uma reverência ao bem natural mais precioso do planeta. A semente desse trabalho foi plantada em 2008, quando ele, junto com o compositor Paulo Simões, realizou em uma viagem de barco por toda a extensão da hidrovia Tietê-Paraná. Além de inspirar neles a composição "Mar Caipira" (feita em dupla), Claudio trouxe consigo o desejo de produzir um trabalho falando da água, muito antes do alarde da crise do abastecimento no país.

“Acho importante sensibilizar os ouvintes, não só para a poesia e para a música que a água pode nos inspirar, mas também para a importância de respeitar os nossos mananciais. Sabemos que somente pelo consumo responsável poderemos nutrir a vida dos rios e impactar menos seus cursos e nascentes”. Comenta o artista. Para isto, usa como ferramenta música regional, voz legítima de artistas que defendem a preservação da natureza por meio da arte.

Em arranjos personalizados, o repertório de Olhos D’água tem autores reconhecidos, como Luiz Gonzaga, Renato Teixeira, Guilherme Arantes e Sá & Guarabira, além de Paulo Simões, Fernando Guimarães, Luiz Salgado, Rodrigo Delage e o próprio Cláudio Lacerda, também atentos aos nossos recursos naturais.

Entre as canções que integram o roteiro de Olhos D’água, destaque para “Mar Caipira” (Cláudio Lacerda e Paulo Simões), “Guardiões da Floresta” (Renato Teixeira), “Águas” (Luiz Salgado), “Porto das Águas” (Rodrigo Delage), “Planeta Água” (versão de Lacerda para a música de Guilherme Arantes) e “Sobradinho” (também versão para esse clássico da dupla Sá & Guarabira).

Serviço

Show: Cláudio Lacerda
Músicos: Cláudio Lacerda (voz, violão e viola caipira), André Rass (percussão), Sérgio Turcão (baixo, charango e vocal) e Thadeu Romano (acordeom).

16 de maio - sábado - às 20 horas
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641. Limão/SP. Te: (11) 3984-2466
Grátis (ingressos 1h antes do show). 75 min. Classificação: livre

23 de maio - sábado - às 21 horas
Teatro Décio de Almeida Prado
Rua Cojuba, 45 - B. Itaim Bibi/SP. Tel: (11) 3079-3438
Grátis (ingressos 1h antes do show). Duração: 75 min. Classificação: livre

30 de maio – sábado – às 18 horas
Sala Olido (Galeria Olido)
Av. São João, 473. República/SP. Tel: (11) 3331-8399
Grátis (ingressos 1h antes do show). Duração: 75 min. Classificação: livre

Cláudio Lacerda – perfil

O paulistano Cláudio Lacerda é artista que se destaca no cenário musical brasileiro como intérprete e compositor. Ganhou por três vezes o Prêmio de Excelência da Viola Caipira, de Melhor Intérprete. Foi contemplado pelos editais SESI Música 2009 - Série Brasileira e Pauta Funarte de Música Brasileira, em 2008.  Participou do projeto Prata da Casa e Amostra Prata da Casa, do SESC Pompéia, além de ter sido pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira em 2007 e 2010.

Seu trabalho lhe rendeu elogios de críticos musicais dos jornais O Estado de S.Paulo, Diário de São Paulo, Estado de Minas (Belo Horizonte), Correio Popular (Campinas), Correio Braziliense, O Popular (Goiânia) e da revista Rolling Stones. Na TV, participou, entre outros, dos programas de Rolando Boldrin (Sr. Brasil), Inezita Barroso (Viola Minha viola), Hebe Camargo e Ana Maria Braga. Já cantou ao lado de Dominguinhos, Renato Teixeira, Miriam Mirah, Pena Branca, Tinoco, Paulo Simões, Alzira E., Tetê Espíndola, Lula Barbosa, Cris Aflalo, Levi Ramiro e Paulo Freire, entre outros.

Cláudio Lacerda é um ambientalista. Graduado em Zootecnia pela UNESP, em Botucatu, trabalhou por 10 anos no campo como consultor de fazendas, antes de iniciar sua carreira musical; tempo fundamental para que se tornasse íntimo do meio ambiente rural. Em 2006, ao assistir ao documentário Uma Verdade Inconveniente (Al Gore) ele passou a estudar sobre matrizes energéticas, acompanhar políticas públicas e ações individuais que tratam do uso racional de recursos naturais. Com o compositor Paulo Simões, realizou em 2008 uma viagem de barco por toda a extensão da hidrovia Tietê-Paraná. O fruto musical dessa viagem foi uma canção, "Mar Caipira", e a vontade de produzir um trabalho com o tema.

CDs de Cláudio Lacerda

Seu primeiro CD, Alma Lavada (2003), mistura diversos ritmos regionais, mostrando sua rica influência, que vai de Renato Teixeira, Almir Sater e Sá & Guarabira aos mineiros do Clube da Esquina. E vai mais longe com a música caipira de Tião Carreiro, João Pacífico e Tonico e Tinoco, entre outros. Renato Teixeira e Miriam Mirah são convidados especiais desse disco.

Alma Caipira, lançado em 2007, faz homenagem aos maiores compositores da história do gênero. Além de escolher uma canção de cada compositor, com preferência para as menos conhecidas, Cláudio se preocupou em apresentar seus diferentes ritmos (cateretê, cururu, toada, guarânia) e temáticas (religiosidade, romance, vida no campo, humor). O CD tem participação especial de Tinoco, Pena Branca, Tetê e Alzira Espindola, Lula Barbosa e outros.

O CD Cantador (2010) é o mais autoral da carreira de Cláudio Lacerda, que assina 11 das 14 canções. Como nos trabalhos anteriores, o repertório traz grande variedade rítmica e arranjos acústicos muito bem cuidados. Nesse disco as influências musicais nacionais são mescladas às sonoridades do blues, do folk e do country. Dominguinhos participa desse disco, cantando e em um belo solo de sanfona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário