quarta-feira, 15 de julho de 2015

Mostra de Teatro de Heliópolis traça panorama do teatro periférico paulistano

Ruas, passarelas, vielas, feiras livres, pontos de ônibus e teatros servem de palco para as mais de 20 atrações gratuitas do evento, que acontece de 01 a 09 de agosto na Comunidade de Heliópolis e arredores.

Idealizada pela Cia. de Teatro Heliópolis e pela MUK, a 1a Mostra de Teatro de Heliópolis tem como objetivo central difundir e discutir o teatro produzido por grupos e artistas que desenvolvem seus trabalhos em regiões periféricas do Estado de São Paulo. A curadoria é de Alexandre Mate, professor do Instituto de Artes da Unesp e pesquisador do Núcleo Paulistano de Teatro de Grupo.

O evento, que recebeu 188 inscrições de trabalhos oriundos de diversas regiões do Estado, conta com a apresentação de 7 peças teatrais (adulto e infantil), 4 espetáculos de rua, 2 workshops, performances, debates e rodas de conversa com os grupos participantes, além de um Sarau com atrações musicais, literárias e intervenções artísticas.

Com entrada gratuita, grupos como Teatro de Rocokóz, Impulso Coletivo, Cia. Caixote de Teatro, Cia. Mala Caixeta de Teatro Surpresa, Coletivo de Galochas, Trupe Lona Preta, Pequeno Teatro de Torneado, Grupo Arte Simples de Teatro, Confraria da Paixão, Teatro Girandolá, Coletivo Parabelo, Clariô de Teatro, Grupo Maracagueto, Yadah Shabach, K7ASSICOS e Art’tude se apresentam em diversos pontos da Comunidade de Heliópolis e do bairro do Ipiranga. Além disto, a própria Cia. de Teatro Heliópolis mostra parte do seu processo de construção do projeto Onde o Percurso Começa?.

A direção artística é assinada por Miguel Rocha, fundador da Cia. de Teatro Heliópolis que, em 2015, completa 15 anos de atividade. Daniel Gaggini, responsável por projetos como Vira-Latas de Aluguel e Cine Inclusão, está à frente da produção do evento, realizado pela Associação Ação Comunitária Nova Heliópolis, Cia. de Teatro Heliópolis e MUK.

A programação completa da Mostra e as inscrições para as oficinas de Teatro Físico e Produção Teatral, ministradas por Lucia Kakazu e Daniel Gaggini, respectivamente, podem ser acessadas, a partir de 22/07 no site http://www.ciadeteatroheliopolis.com.br/mostra.

Serviço

1a MOSTRA DE TEATRO DE HELIÓPOLIS
Data: de 01 a 09 de agosto
Local: Rua Silva Bueno, 1.533 e Comunidade de Heliópolis
Ingresso: Grátis. Classificação: livre
Programação completa: http://www.ciadeteatroheliopolis.com.br/mostra/
Informações: mostradeteatrodehelioplis@gmail.com ou (11) 2060-0318


Palavra do Curador Alexandre Mate

(...) Hoje é bastante contundente que o Brasil, todo ele, encontra-se na periferia do mundo: Heliópolis e Jardins – independentemente do poder econômico de seus moradores – são lugares periféricos. Habitamos todos o mesmo e injusto Brazil! De qualquer forma, as gentes esquecidas, de alguns tempos para cá, nas periferias com poucos equipamentos (essa diferença é real!), têm lutado e apresentado os seus a que viemos. Artistas de teatro, expulsos desde as priscas eras: da cidade-estado, da ágora e dos espaços de representação oficiais, com clareza de sua condição de exclusão e diáspora, continua a cantar a sua aldeia, necessidade e gentes. Novos materiais e novas formas de produção têm produzido dramaturgia de textos e de espetáculos absolutamente reveladores. O processo de seleção da I Mostra de Teatro de Heliópolis – com 188 inscritos - buscou, a partir dos grupos inscritos para participar da primeira edição no evento, selecionar obras que mesclassem: diferentes gêneros e formas de produção, proposições estéticas diferenciadas e, sobretudo, inserção em comunidades distintas. Afinal, assumir-se periférico e inserir-se esteticamente em uma comunidade distinta, e com ela trabalhar, é fundamental. (...)


PROGRAMAÇÃO

Dia 1º de agosto (sábado)

16h Um Show de Variedades Palhacísticas (teatro de rua)
Grupo: Teatro de Rocokóz
Texto e direção: Carlos Biaggioli. Elenco: Carlos e Ciléia Biaggioli. Participação: Júlia, Laura e Davi S. Biaggioli.
Gênero: Comédia. Duração: 50 min.
Local: Rua Coronel Silva Castro em frente ao Hospital Heliópolis

Sinopse: Uma família de saltimbancos abre a roda ao redor de sua carroça para apresentar suas cantorias e números da mais incrível cara-de-pau: a terrível Besta-Fera! A Cantora Lírica! O Grande Mago! A Malabarista do Nilo! O Acróbata Anônimo! E um inacreditável número de Altíssimo Risco!

19h Cidade Submersa (teatro adulto)
Grupo: Impulso Coletivo
Autor: Dorberto Carvalho e Grupo. Direção: Jorge Peloso. Elenco: Jorge Peloso e Marília Amorim.
Gênero: Drama. Duração: 60 min.
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533

Sinopse: Eliseu e Virgílio, dois amigos de infância, acabaram de se reencontrar depois de muito tempo. Eliseu sofre de Alzheimer, e a visita de seu amigo faz com que ambos relembrem e reflitam sobre o lugar onde cresceram, o qual vem sofrendo grandes transformações. Para reencontrar este local guardado na memória, saem pela cidade se confrontando com suas contradições e mudanças.

20h – * Apresentação de parte do processo do projeto Onde O Percurso Começa? (teatro adulto)
Grupo: Companhia de Teatro Heliópolis
Autor: Evill Rebouças.Direção: Miguel Rocha.Diretora assistente: Lucia Kakazu.
Elenco: Dalma Régia, David Guimarães, Donizete Bomfim e Klaviany Costa.
Gênero: Drama. Duração: 45 min.
Local: Sede da Cia de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533
* Apresentação seguida por debate, com mediação de Alexandre Mate.

Dia 2 de agosto (domingo)

 

15h – Workshop
Atividade: Teatro Físico
Ministrante: Lucia Kakazu
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533

15h A Saga do Herói Morto (teatro de rua)
Grupo: Cia. Caixote de Teatro
Texto: Eduardo Paiva. Direção: Cia. Caixote de Teatro. Elenco: Eduardo Paiva, Eric Oliveira, Rafael Francisco e Raquel Lima.
Gênero: Comédia. Duração: 55 min.
Local: Rua do Pacificador, 34 em frente ao Cine Favela

Sinopse: O espetáculo conta a trajetória de falsos cavaleiros andantes,  seus desafios e desventuras rumo ao reinado de Camelô. A morte de um honrado homem em uma taberna é o ponto de partida dessa aventura para conquistar uma recompensa, oferecida pelo rei de uma província ameaçada pela invasão dos bárbaros. 

16h Teatro Lambe-Lambe: O Pequeno Grande Teatro
Grupo: Cia. Mala Caixeta de Teatro Surpresa
Texto e Direção: P.H. Alves. Elenco: Verônica Giordano, Paulo Henrique Alves, Elvira Cardeal e Rosana Borges.
Gênero: Teatro Infantil. Duração: 120 min.
Local: CEU Heliópolis – Estrada das Lágrimas, 2.385

Sinopse: Dentro de três pequenas caixas cênicas, apresenta-se um espetáculo de curta duração com elementos animados, para apenas um espectador por vez. As peças são livremente inspiradas em obras literárias: Os Lusos, A Selva e O Seco – que, respectivamente, são encenadas em uma fusão de linguagens e técnicas teatrais que recriam microuniversos em cada caixa.

Dia 3 de agosto (segunda-feira)

15h – Workshop
Atividade: Produção Cultural
Ministrante: Daniel Gaggini
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533

20h Piratas de Galochas (teatro de rua)
Grupo: Coletivo de Galochas
Texto e direção: Rafael Presto. Direção musical: Antônio Herci. Elenco: Daniel Lopes, Diego Henrique, Ighor Walace, Jéssica Paes, Jhenifer Santine, Mariana Queiroz e Sophia Maruci.
Gênero: Comédia. Duração: 60 min.
Local: Rua Paraíba – Copa Rio

Sinopse: Mares do Caribe, século XVII. Liderados pelo destemido capitão Willie William Will o’Well, a tripulação de piratas do Ku-Tel-Dah-Del-Duh III funda uma federação na ilha de Providence, um espaço sem função social. Logo, a Marinha Britânica se vê em apuros, pois precisa reintegrar a ilha a mando do Rei George para a criação de um empreendimento imobiliário.

Dia 4 de agosto (terça-feira)

15h – Workshop
Atividade: Produção Cultural
Ministrante: Daniel Gaggini
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533

17h30 O Concerto da Lona Preta (teatro de rua)
Grupo: Trupe Lona Preta
Autor: Trupe Lona Preta. Direção: Sérgio Carozzi. Elenco: Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.
Gênero: Musical. Duração: 45 min.
Local: Passarela de ligação entre a Rua Silva Bueno e Heliópolis

Sinopse: Espetáculo inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos-palhaços tentam, de forma divertida, executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais concernentes às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Dia 5 de agosto (quarta-feira)

19h30 Sarau Periférico
Organização: PC Marciano
Com: Grupo Maracagueto, Yadah Shabach, K7ASSICOS, Sarau Art’tude e outros.
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533
Duração: 120 min.

O sarau reúne várias atividades artísticas - como música, literatura, dança e performance - em uma noite dedicada à arte periférica. A organização é de PC Mariano e tem aprticipação dos coletivos Grupo Maracagueto, Yadah Shabach, K7ASSICOS (Sete Clássicos) e Sarau Art’tude, entre outros.

Dia 6 de agosto (quinta-feira)

19h30 * Peter em Fúria (teatro adulto)
Grupo: Pequeno Teatro de Torneado
Texto e direção: William Costa Lima. Elenco: Aguida Aguiar, Alberta Jaeger, Ana Bueno, Ana Dandara, Beatriz Barros, Beatriz Valsechi, Bruno Lourenço, Camila Freire, Fernanda Gomes, Gilson Ribeiro, Guilherme Valdoski, Higor Moura, Isabela Marques, Júlio Silvério, Karina Moraes, Marc Strasser, Marcelo Santos, Mariana Boujikian, Marina Yohara, Paulo Jaeger, Renan Almeida, Suzi Jardim, Thais Moura, Thiago Andrade e William Costa Lima.
Gênero: Drama. Duração: 120 min.
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533
* Após o espetáculo, roda de conversa com o grupo.

Sinopse: O assassinato em uma favela serve como fio condutor da trama de Peter em Fúria. Ao longo da história, as personagens revelam seus anseios, criando um paralelo entre sonho e realidade. Livremente inspirado na obra de J. M. Barrie, o dramaturgo partiu de signos extraídos do conto para construir sua versão para a lenda de Peter Pan por meio de uma metáfora dramática.

Dia 7 de agosto (sexta-feira)

20h30 * Histórias De Lajes, Ruas E Vielas (teatro adulto)
Grupo:
 Arte Simples de Teatro
Texto: Criação coletiva a partir de histórias coletadas na comunidade de Heliópolis. Direção: Tatiana Rehder e Tatiana Eivazian. Elenco: Andrea Serrano, Eugenia Cecchini, Isadora Petrin, Marcela Arce e Marilia Miyazawa.
Gênero: Comédia. Duração: 60 min.
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533
* Após o espetáculo, roda de conversa com o grupo.

Sinopse: Inspirado em histórias de moradores de Heliópolis, o espetáculo apresenta quatro intervenções cênicas que ocupam diversos espaços da comunidade, como praças, ruas, lajes e comércios.

Dia 8 de agosto (sábado)

 
16h Um Bravo Canto Para Desatar os Perversos Nós (teatro adulto)
Grupo: Confraria da Paixão - Teatro e Cultura Popular
Autor: Luiz de Assis Monteiro. Direção: Luiz de Assis Monteiro e Solange Rua. Elenco: Luiz de Assis Monteiro.
Gênero: Drama. Duração: 80 min.
Local: CEU Heliópolis (Sala Multiuso) – Estrada das Lágrimas, 2.385

Sinopse: Um poeta de cordel, indignado com a perversidade com que a elite e o poder público submetem o povo, reúne sete poetas populares e, a partir de seus poemas, reflete com o público a alienação cultural e perda de dignidade do povo brasileiro.

20h30 Juquery: Memórias de Quase Vidas (teatro adulto)
Grupo: Teatro Girandolá
Texto: Teatro Girandolá (em processo colaborativo). Autor: André Arruda. Direção: Fabia Pierangeli. Elenco: André Arruda, Mariana Moura, Meire Ramos, Shirla Pereira, Silvia Sapucaia e Roseli Garcia.
Gênero: Drama. Duração: 90 min.
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533

Sinopse: Personagens e histórias esquecidas atrás dos muros do Hospital Psiquiátrico do Juquery (que há mais de 100 anos separa a loucura considerada doentia da loucura cotidiana e aceitável pela sociedade) se contrapõem a tantas outras histórias que estão todos os dias diante dos nossos olhos e que, talvez, já acostumados a elas, nos passam despercebidas.

Dia 9 de agosto (domingo)

 

14h30 Eróticoelha (performance) 
Grupo: Coletivo Parabelo
Performeiros: Bárbara Kanshiro, Denise Rachel, Diego Marques, Eliane Andrade e Thalita Duarte
Gênero: Drama. Duração: 30 min.
Local: Feira Livre na Rua da 95a DP

Sinopse: Mulher negra com traje de empregada doméstica e adereços caminha pelo espaço público com os seios em uma bandeja.

18h Hospital da Gente (teatro adulto)
Grupo: Clariô de Teatro
Texto: Marcelino Freire. Direção: Mario Pazini. Elenco: Maira Galvão, Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa, Adriana Miranda, e Paloma Oliveira
Atriz convidada: Flávia D'álima
Gênero: Drama. Duração: 90 min.
Local: Sede da Cia. de Teatro Heliópolis – Rua Silva Bueno, 1.533

Sinopse: Seis atrizes interpretam 12 contos retirados dos livros Angu de Sangue, Balé Ralé, Contos Negreiros, Racif e outros ainda inéditos, de Marcelino Freire. Contam e cantam o cotidiano de mulheres marginalizadas, das periferias brasileiras, numa quase tribuna popular, com cenas fortes, interativas, marcantes e bem humoradas.


Ficha técnica – 1ª Mostra de Teatro de Heliópolis

Idealização: Cia de Teatro Heliópolis e MUK
Direção: Miguel Rocha
Direção de produção: Daniel Gaggini
Curadoria: Alexandre Mate
Diretor técnico: Toninho Rodrigues (Tom Light)
Produção: Dalma Régia
Produtora assistente: Luh Moreira
Sarau: PC Marciano
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena
Designer gráfico: Camila Teixeira
Fotos e vídeos: Geovanna Gelan
Revisão ortográfica: Luciana Rossi
Assistente de produção: Fabiana Josefa da Silva, Klaviany Costa, David Guimarães, Donizete Bomfim e Léo Gonzaga
Realização: Associação Comunitária Nova Heliópolis, Cia. de Teatro Heliópolis e MUK

Contato - Mostra de Teatro de Heliópolis
Rua Silva Bueno, 1.533. CEP: 04208-051. São Paulo/SP. Brasil
Tel.: 0055 11 2060-0318. E-mail: mostradeteatrodeheliopolis@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário