terça-feira, 7 de julho de 2015

Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão chega à 5ª edição

Acontece entre os dias 9 e 12 de julho a quinta edição do Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão, na sede da AmeCampos. Neste ano, o evento é realizado no formato original (como foi concebido em 2011) pelo Cineclube Araucária, por meio do apoio  ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

O Encontro promete ser um evento ímpar para os amantes do cinema e da música que podem apreciar a trilha sonora sendo executada simultaneamente à exibição dos filmes. Com uma programação sedutora e a presença de artistas renomados, o Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão apresenta quatro espetáculos que prometem entrar para a história das realizações culturais na cidade.

No dia 9 de julho, quinta (às 19h30), dois curtas de Jacques Tati têm a trilha sonora executada pela pianista Sandra Tonin, seguidos pela exibição da animação O Mágico, de Sylvain Chomet, baseado em roteiro Jacques Tati, escrito em 1956. No dia 10, sexta (às 19h30), Luzes da Cidade, de Charles Chaplin, chega com trilha sonora executada pelo pianista Newton Zago. No dia 11, sábado (às 19h30), João do Vale, Muita Gente Desconhece, de Werinton Kermes, tem um prólogo musical com a cantora Milena e a presença do diretor do filme. E no dia 12, domingo (às 19h30), Enoch Arden, de D.W. Griffith, finaliza a edição com trilha sonora executada pelo pianista Airton Roberto.

Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão – História

Desde a sua criação, em 2011, o Cineclube Araucária realiza todos os anos, no mês de julho, um evento que reúne duas importantes manifestações artísticas: o Cinema e a Música, ao qual deu o nome de Encontro Cinemúsica. O objetivo sempre foi a execução da trilha sonora simultaneamente à projeção das imagens em movimento na tela, exatamente como se fazia nas primeiras décadas do século 20, quando se adotou o conceito segundo o qual, ainda que mudo, o cinema não seria silencioso. A música foi, portanto, associada ao movimento das imagens na tela como um complemento da ação. O resultado desse casamento foi tão feliz que a prática foi adotada em todos os lugares do mundo, onde eram realizados os espetáculos produzidos pelo cinematógrafo.

Apesar do desejo de recriar essa prática nos Encontros Cinemúsica do Cineclube Araucária, nas suas duas primeiras edições (no Auditório da Universidade do Vale do Paraíba e no Espaço Cultural Dr. Além, em Campos do Jordão), a falta de recursos financeiros e técnicos se apresentou como elemento impeditivo, levando a curadoria do evento a simplesmente programar e exibir uma série de filmes nos quais a música era o protagonista. O público que compareceu às edições de 2011 e 2012 pôde assistir a verdadeiras obras primas do cinema musical. Os filmes, em sua essência, já continham o encontro do cinema com a música, mas não era exatamente dessa forma que os idealizadores do evento haviam pretendido. Nas duas edições seguintes (2013 e 2014), realizadas em parceria com a Associação dos Amigos de Campos do Jordão – AmeCampos, já aconteceu uma aproximação maior em relação à ideia original.

Alguns artistas de renome nacional aceitaram o convite do Cineclube Araucária para apresentar um prólogo musical, antecedendo as exibições dos filmes. Alaíde Costa, cantora e compositora, parceira de Tom Jobim, fez o prólogo para o filme A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos; Maria Alcina, em função da sua afinidade com a obra de Adoniran Barbosa, no ano do centenário do compositor, apresentou-se na AmeCampos abrindo a sessão do documentário Adoniran, O Poeta de São Paulo, de Dimas Oliveira Jr; o pianista Newton Zago abriu, com enorme sucesso as sessões dos filmes New Orleans, de Arthur Lobin, e King Creole, de Michael Curtz; e o seresteiro Daniel Cintra, de saudosa memória, apresentou-se no prólogo da sessão do filme biográfico Nelson Gonçalves, de Elizeu Ewald.

Programação

09 de julho. Quinta, às 19h30
Filmes: Curtas, de Jacques Tati - A Escola de Carteiros (13 min) e Cuide da Sua esquerda (14 min). Livre.
Trilha sonora: Sandra Tonnin
Exibição de O Mágico, de Sylvain Chomet, sobre roteiro de Jacques Tati. 78 min. Livre.

10 de julho. Sexta, às 19h30
Filme: Luzes da Cidade, de Charles Chaplin. 33 min. Livre
Trilha sonora: Newton Zago

11 de julho. Sábado, às 19h30
Filme: João do Vale, Muita Gente Desconhece, de Werinton Kermes. 33 min. Livre.
Prólogo musical: Milena. Presença do diretor do filme

12 de julho. Domingo, às 19h30
Filme: Enoch Arden, de D.W. Griffith. 33 min. Livre.
Trilha sonora e prólogo: Airton Roberto

Serviço

5º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão
De 9 a 12 de julho. Quinta a domingo, às 19h30
Local: Sede da AmeCampos
Rua Dr. Reid, nº 68. Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3662-2611
Grátis - Livre.
www.cineclubearaucaria.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário