quinta-feira, 23 de julho de 2015

Fred Martins lança CD gravado em Portugal

Para Além do Muro do Meu Quintal é seu primeiro disco solo a ser lançado na Europa.

Um verso de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), Para Além do Muro do Meu Quintal, extraído do poema Noite de São João, também musicado por Fred Martins, dá nome ao primeiro álbum do cantor e compositor brasileiro gravado na Europa. O trabalho foi gravado em Lisboa, Portugal, com produção musical do pianista e arranjador açoriano Paulo Borges e traz participação especial da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira e do paulistano Renato Braz.

Com três CDs e um DVD lançados no Brasil, Fred Martins registra neste disco algumas das canções mais marcantes de sua trajetória. São composições que se tornaram indispensáveis em seus concertos, inclusive aquelas que ficaram também conhecidos nas vozes de outros intérpretes como Ney Matogrosso, Maria Rita, Renato Braz e Zélia Duncan. “É um disco comemorativo que reúne minha experiência no Brasil e pelo mundo fora, reúne também parceiros e músicos que admiro”. Vivendo na Espanha (região da Galícia, há cinco anos), o artista explica que o novo trabalho registra a impressão que teve da Europa. O disco - de música brasileira - dialoga com essas outras culturas e traz as sonoridades experimentadas nas duas décadas de carreira. “Reconhecer Brasil na Península Ibérica, nossos colonizadores, com sua música popular forte e poética, foi inspirador e ampliou as fronteiras da arte”.
Lisboa Portugal

O CD - lançado no Brasil pelo selo paulistano Sete Sóis e distribuído pela Tratore - traz o estilo arrojado e contemporâneo de Fred Martins, combinando fluidez e densidade estética que dialoga com a bossa de João Gilberto, com o samba de Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Cartola, incluindo o nordeste modal brasileiro e também elementos do blues e do rock. Seguindo a linhagem dos clássicos autores da música brasileira, a poesia permeia de forma intensa todo o trabalho do autor, não só na já citada canção poema, como na parceria frequente com os poetas Marcelo Diniz (“Depressa a Vida Passa”), Manoel Gomes (“Poema Velho”), Fred Girauta (“Meu Silêncio”), Roberto Bozzeti (“Terras do Sem Fim”) e Alexandre Lemos (“Novamente") e Francisco Bosco (“Sem Aviso).

Tendo como fio condutor a voz e o violão de Fred Martins, as canções recebem tratamento camerístico e predominantemente acústico ou eletroacústico (com filtragem sonora, teclados vintage e piano minimalista de Paulo Borges). O violoncelo, de Sergio Menem, ganha destaque entre as percussões de Márcio Bahia, Alexandre Frazão e João Ferreira e a sonoridade árabe é acentuada pelo uso do cumbus (instrumento de cordas de origem turca). Também atuam neste disco os músicos Bony Godoy (baixo), Marcelo Martins (flautas) e Pedro Pascual (acordeão diatônico). E o projeto gráfico tem assinatura do premiado artista Pablo Giraldez, o Pastor.

Para Além do Muro do Meu Quintal – Faixa a faixa

Abrindo o CD Para Além do Muro do Meu Quintal, a inédita “Terras do Sem Fim” (parceria com Roberto Bozzetti) aborda o imaginário amazônico Brasileiro, a partir de poema de Raul Bopp (Cobra Norato), e tem participação preciosa do cantor Renato Braz. A toada-xote “Novamente” (Parceria com Alexandre Lemos; já gravada por Ney Matogrosso) passeia pela sonoridade ibérica influenciada pela colonização dos mouros, que também pousa no nordeste brasileiro. Destaque para os pandeiros de Márcio Bahia, o som oriental do cumbus (Fred Martins) e o violoncelo de Sérgio Menem. “Noite de São João” (que teve registro também no DVD Tempo Afora) é um poema de Alberto Caeiro que Fred Martins musicou, do qual foi extraído o verso que dá nome álbum (Noite de São João... Para além do muro do meu quintal... Do lado de cá eu sem... Noite de São João). “Esta música é muito representativa do atual momento de minha vida, gravando meu primeiro CD fora do Brasil”, comenta o artista.

A quarta faixa, “Flores” (de Fred Martins e Marcelo Diniz; conhecida na voz de Zélia Duncan), mostra a interpretação do autor para essa bela e divertida arquitetura poética. Já a melancólica “Meu Silêncio” (com Fred Girauta) mostra a perfeita harmonia da voz e do violão de Fred Martins para falar de solidão. Com participação da cabo-verdiana Nancy Vieira, “O Samba Me Diz” (de Fred e Marcelo Diniz; gravada anteriormente por Regina Machado) é um samba com tratamento bossa que tem a clássica leitura da música brasileira apresentando a obra em primeiro plano. Segundo Fred Martins, “Poema Velho” é a música mais nordestina do disco. É quase um lamento com letra de seu parceiro de longa data, o poeta Manoel Gomes.

A oitava música do CD, “Telefonema” (parceria com Marcelo Diniz), tem estética pop tropicalista, onde o samba abraça o blues. Na sequência, vem outro samba tradicional: “Sem Aviso” (com Francisco Bosco) segue a ‘linha Nelson Cavaquinho’, gravado também por Maria Rita. E, fechando o álbum, vêm duas músicas compostas com Marcelo Diniz. Parceiros desde a adolescência, afastaram-se por 10 anos. Do reencontro musical nasceu “Tempo Afora”, a primeira da fase profissional. E “Depressa a Vida Passa” é um soneto musicado. “Gosto das rimas que imprimem a idéia de tempo, que materializam o tempo onipresente”, finaliza Fred Martins.

Fred Martins - perfil

Destacado entre os artistas da sua geração, o cantor e compositor fluminense Fred Martins é autor de um repertório variado e muito relacionado com o ‘artesanato’ da canção brasileira contemporânea. Suas composições dialogam com o samba, a bossa nova e o nordeste modal, pinçando também elementos do rock e de blues. Seu talento foi reconhecido no último Prêmio Visa de Música Brasileira, quando recebeu o prêmio máximo do júri, por unanimidade, e também venceu pelo voto popular. Em decorrência do prêmio, ele gravou o especial de TV Tempo Afora (Canal Brasil), posteriormente lançado em DVD. Suas composições já foram gravadas por Ney Matogrosso, Renato Braz, Zélia Duncan e Maria Rita, entre outros. Seu primeiro CD Janelas foi lançado em 2001, seguido por Raro e Comum (2005), Tempo Afora (2008) e Guanabara (2009). Em 2011, gravou também Acrobata em duo com Ugia Pedreira, na Galícia. Fred Martins participou de vários festivais internacionais como Lula World Festival (Canadá), Músicas Portuárias (Espanha), Cantos na Maré (Espanha), Jawhara Festival (Marrocos) e Músicas do Mundo (Portugal), entre outros. Atualmente, participa como compositor e intérprete no espetáculo Utopia (inspirado na obra de Oscar Niemeyer), da Companhia de Flamenco de María Pagés, e trabalha o lançamento do CD Para Além do Muro do Meu Quintal (selo Sete Sóis), seu primeiro disco solo gravado na Europa. No disco participam músicos do Brasil. Argentina, Espanha, Portugal, Angola e Cabo Verde.

Serviço

Lançamento de CD: Para Além do Muro do Meu Quintal
Artista: Fred Martins
Selo: Sete Sóis (http://www.setesois.com.br)
Distribuição: Tratore (www.tratore.com.br). Preço sugerido: R$ 20,00

Agenda de shows

Brasília / DF
Dia 24 de julho. Sexta-feira, às 22h
Feitiço Mineiro
CLN 306, bloco B, lojas 45/51 - Asa Norte, Brasília/DF. Tel: (61) 3272-3032

São Francisco Xavier / SP
Dia 8 de agosto. Sábado, às 21h30
Photozofia Arte & Cozinha
Largo São Sebastião, 105 - São Francisco Xavier/SP. Tel: (12) 3926-1406
Ingressos: R$ 20,00. Duração: 75 min. - Classificação: 10 anos.

Rio de Janeiro/RJ
Dia 20 de agosto. Quinta-feira, às 19h
Funarte - Sala Sidney Miller
Rua da Imprensa, 16 – Castelo. Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 2279-8104

Nenhum comentário:

Postar um comentário