quarta-feira, 29 de julho de 2015

Encontro de teatro reúne artistas da América Latina para debater cultura e pedagogia em Cidade Tiradentes

Evento tem programação gratuita com espetáculos, workshops, festas bate-papos e shows.

Entre os dias 15 a 23 de agosto, acontece o 6º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo que tem como tema Teatro, Pedagogia e Comunidade, reunindo grupos da Colômbia, Chile, Peru e Brasil em 14 apresentações teatrais, oficinas e debates e shows. Além do teatro, o encontro tem como atração musical a Comunidade Samba da Vela, além de apresentação do OCA Escola Cultural na linguagem da dança e cultura popular.

Todos os convidados desenvolvem processos artísticos e pedagógicos permanentes junto a comunidades periféricas de seus países. Com patrocínio do Programa Iberescena (Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas) e Co-Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, o Encontro é uma realização do Instituto Pombas Urbanas.

Os grupos foram selecionados levando-se em consideração a excelência artística e o vínculo entre teatro e pedagogia no trabalho cultural junto às comunidades. Os grupos internacionais são: Grupo Vichama (Peru), Teatro Aleph (Chile) Colectivo Artístico de Nuestra Gente (Colômbia) e Corporación Nuestra Gente (Colômbia). Completam a lista os paulistanos: Grupo Pombas Urbanas, Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia. Teatral Aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar.

Os espetáculos e atividades acontecem no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Instituto Pombas Urbanas, e também no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, além de escolas públicas do bairro.

O Encontro

O Encontro, realizado desde 2008 pelo Instituto Pombas Urbanas, vem ganhando força na cena teatral periférica da cidade com participação de grupos brasileiros e da América Latina. O objetivo é ampliar o debate sobre a inclusão de novas práticas pedagógicas no contexto do desenvolvimento cultural da comunidade do bairro paulistano Cidade Tiradentes e de diversas outras comunidades latinoamericanas, por meio da troca de experiências..

O Instituto Pombas Urbanas é membro e co-fundador da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade criada em 2009 por 10 países da América Latina como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Peru. Nas cinco edições anteriores, houve intenso diálogo sobre teatro em comunidade, teatro jovem, redes de comunicação social, processo artístico, estética e outros. Os encontros trazem um impacto positivo para a comunidade, envolvendo várias instituições e escolas locais.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
http://encontrodeteatrojovem.blogspot.com.br

  • 18 de agosto (terça-feira)
20h – Espetáculo: Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto
Grupo: Circo Teatro Palombar
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Sinopse: O enredo narra a saga de Dimbo, um vendedor de pipocas que sonhava ser artista de circo. Um belo dia ele se depara com uma trupe circense que o convida para acompanhá-los. A partir daí, Dimbo mergulha no universo da lona e do picadeiro e, por meio de uma narrativa divertida e envolvente, conta um pouco da história desta fantástica arte milenar. As cenas mesclam técnicas de teatro, acrobacias, pirofagia, malabarismo e números aéreos, entre outras, para contar as aventuras dessa trupe. Elenco: Eder Farina, Esmael Ferreira, Guilherme Torres, Henrique Nobre, Jaqueline Lobato, Larissa Evelyn, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Wesley e Rafael Garcia.

  • 19 de agosto (quarta-feira)
10hOficina de Teatro e Pedagogia
Com: UPAC – Universidade Popular de Arte e Ciência (Rio de Janeiro)
Local: Praça do 65 (próximo ao Centro Cultural Arte em Construção)
Abordagem: Membros da UPAC apresentam os princípios filosóficos e as ideias que regem seu ‘antiprograma’ pedagógico, cuja proposta educacional tem a vivência como caminho, tem o saber, por meio da experiência, como base do conhecimento.

15hRoda de Arte e Pedagogia
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Abordagem: Espaço de troca entre os grupos convidados, artistas, educadores, produtores culturais locais, comunidade e interessados em geral. O objetivo é que os participantes compartilhem seus conhecimentos potencializando uns aos outros. 

16h - Espetáculo Domitilio, el Rei de la Rumba
Grupo: Colectivo Artístico de Nuestra Gente (Colômbia)
Local: E.M.E.F Maurício Goulart
Sinopse: Em uma história que vai sendo contada no caminhar pelas ruas, como numa viagem, o espetáculo demonstra que a miscigenação de povos, raças, culturas e tradições, inundam nosso cotidiano e nossa vida com cores, forças, energias que servem para nos sensibilizar, nos fazer mais felizes, mais unidos, vivermos melhor. Tudo sob os olhos e sensibilidade de um homem comum, que vê em todas essas misturas uma grandiosa festa, capaz de purificar sua alma e aproximá-lo do que é sublime. Dessa forma, ele segue, com seu espírito enlevado com sons, cores, danças e alegria, captadas de negros, índios, brancos e convertidas em dança, música e teatro, para as ruas onde possa encontrar outros, que queiram ser felizes e alegres como ele.

20h – Espetáculo musical: As Três Marias Quando Cantam, o Sol e a Lua Respondem
Grupo: As Três Marias, o Sol e a Lua (Brasil-SP)
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Sinopse: A partir de um repertório de música popular, o grupo insere no espetáculo elementos cênicos que surgem a partir das histórias que cada música traz. São brincadeiras, lendas e mitos da cultura popular. Além das músicas relembradas, o grupo também cria outras canções que misturam em seus versos histórias do cotidiano e a relação de cada uma com a comunidade em que vivem. O espetáculo As Três Marias Quando Cantam, o Sol e a Lua Respondem traz imagens cênicas e sonoras que traduzem a vida das mulheres que moram e atuam no bairro Cidade Tiradentes. Elenco: Benedita dos Santos, Lindalva dos Santos, Maria Aparecida Lopes, Palmira Nobre Machado, Ricardo dos Santos Ferreira, Letícia Cruz e Natali Santos.

  • 20 de agosto (quinta-feira)
10hOficina de Teatro e Pedagogia
Com integrantes dos grupos convidados.
Público – alvo: artistas, educadores, professores da rede pública de ensino, atores, comunidade e interessados em geral,
Local: Centro Cultural Arte em Construção

15h – Espetáculo: La Gallina y el Maicito
Grupo: Grupo Vichama (Peru)
Local: Centro Cultural Arte em Construção

Sinopse: Uma galinha trabalhadora encontra um grão de milho e decide plantá-lo para que nasçam muitos milhos. Ela vai pedir ajuda a seus vizinhos: Sr. Pato, Senhora Gata e Sr. Porco.
Eles se recusam a ajudá-la, várias vezes, preferindo descansar, comer e se divertir. No final, a galinha com grande cuidado prepara um delicioso pastel de milho que ela sozinha, plantou, regou, colheu, moeu e cozinhou. Quando os animais estão animados para comer, a Galinha não os convida por não terem colaborado em nada. Muito feliz ela celebra e come com seus filhotes os deliciosos pastéis.

20h – Espetáculo: A Guerra
Grupo: Núcleo Teatral Filhos da Dita (Brasil-SP)
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Sinopse: A peça dirigida por Paulo Carvalho e Marcelo Palmares, atores do grupo Pombas Urbanas, conta a história de três soldados que partem para a guerra e esquecem, durante o caminho, quem é o inimigo. A partir dessa constatação, são apresentadas cenas que revelam os absurdos das guerras invisíveis, vividas cotidianamente. Num campo de batalha que constantemente se transforma o elenco de encarna personagens que vivem diversas situações inter-relacionadas, trazendo à tona um mundo onde a espetacularização da violência - impulsionada pelo desejo de poder, ganância e interesses privados – pode alienar as pessoas, separando-as dos reais valores da vida. No palco, artistas de Cidade Tiradentes: Cláudio Pavão, Ellen Rio Branco, Guilherme Sousa, Luara Sanches, Rafael Pantoja e Thábata Leticia.

  • 21 de agosto (sexta-feira)
10hOficina de Teatro e Pedagogia
Com integrantes dos grupos convidados.
Público alvo: artistas, educadores, professores da rede pública de ensino, atores, comunidade e interessados em geral.
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

15hRoda de Arte e Pedagogia
Com integrantes dos grupos convidados.
Público alvo: artistas, educadores, professores da rede pública de ensino, atores, comunidade e interessados em geral,
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

16h – Espetáculo: La Gata y el Ratón
Grupo: Corporación Cultural Nuestra Gente (Colômbia)
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Sinopse: A peça surge da preocupação do grupo em criar uma reflexão nas crianças e em suas famílias sobre a importância do “saber”. O texto de Fidel Galván fala de um tema delicado e profundo: a importância de aprender, em uma linguagem lúdica e afetiva que dialogue com as crianças. “Uma gata mimada, preguiçosa e vaidosa, passou toda a vida se enfeitando, comendo e dormindo, desinteressada por aprender. Isso tem como consequência, uma série de acontecimentos até que a Gata é enganada por um Rato malvado e esperto, que através de sua inteligência consegue tirá-la da casa e viver às suas custas”.

20h – Espetáculo: El Exilado Mateluna
Grupo: Grupo de Teatro Aleph (Chile)
Centro Cultural Arte Em Construção
Sinopse: O espetáculo é uma criação musical que conta os problemas de inserção social dos refugiados latino americanos na França, por meio de 16 canções, baseadas em ritmos populares latino-americanos. Fernando Mateluna Rojas, refugiado Chileno, chega à Paris em 1° de dezembro de 1976, como exilado político. Sua luta começa com o telefone público, que lhe repete incessantemente a mesma música incompreensivel e acaba por levar sua última moeda. Logo, começa a busca para conseguir papéis: visto, carteira de trabalho. A noite chega e para esquecer seus problemas administrativos, passa a desvendar Paris. O Exilado Mateluna é uma homenagem a todos os “sem papéis” do mundo.

  • 22 de agosto (sábado)
10h - Sarau poético e Apresentação dos Resultados das Oficinas de Teatro e Pedagogia
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Sarau: A cena de sarau da periferia de São Paulo vem ganhando cada vez mais espaço por serem ações de grande impacto nas comunidades. No encontro, o sarau é conduzido pelo Sarau dos Loucos, grupo composto por jovens da Zona Leste de São Paulo.

16h – Espetáculo: El Exilado Manteluna
Grupo: Grupo de Teatro Aleph (Chile)
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

16h – Espetáculo: La Gallina y el Maicito
Grupo: Grupo Vichama (Peru)
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Sinopse: Uma galinha trabalhadora encontra um grão de milho e decide plantá-lo para que nasçam muitos milhos. Ela vai pedir ajuda a seus vizinhos: Sr. Pato, Senhora Gata e Sr. Porco.
Eles se recusam a ajudá-la, várias vezes, preferindo descansar, comer e se divertir. No final, a galinha com grande cuidado prepara um delicioso pastel de milho que ela sozinha, plantou, regou, colheu, moeu e cozinhou.
Quando os animais estão animados para comer, a Galinha não os convida por não terem colaborado em nada. Muito feliz ela celebra e come com seus filhotes os deliciosos pastéis.

20h – Espetáculo: Domitilio El  Rei de la Rumba
Grupo: Corporación Cultural Nuestra Gente (Colômbia)
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Sinopse: Uma história que vai sendo contada no caminhar pelas ruas, como numa viagem, o espetáculo demonstra que a miscigenação de povos, raças, culturas e tradições, inundam nosso cotidiano e nossa vida com cores, forças, energias que servem para nos sensibilizar, nos fazer mais felizes, mais unidos, vivermos melhor. Tudo sob os olhos e sensibilidade de um homem comum, que vê em todas essas misturas uma grandiosa festa, capaz de purificar sua alma e aproximá-lo do que é sublime.

23 de agosto (domingo)

10h – Visita ao Espaço Cultural Casa da Fazenda
Endereço: Avenida Sarah Kubitschek, 165. Cidade Tiradentes

O Espaço Cultural Casa da Fazenda foi criado pela Subprefeitura da Cidade Tiradentes, revitalizando a sede de uma antiga fazenda, a partir de 2004, passando a ser a ser um equipamento vinculado a Secretaria Municipal de Cultura.

15hFesta de encerramento: Grupo Pombas Urbanas e Samba da Vela
Local: Centro Cultural Arte em Construção
No encerramento, o Grupo Pombas Urbanas e o tradicional Samba da Vela, do bairro de Santo Amaro, Zona Sul da Capital, tomam conta da festa com muito teatro e música para celebrar o Encontro.

Serviço / endereços

6° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo
De 15 a 23 de agosto - Das 10 às 21h
Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, n° 2100- Cidade Tiradentes. São Paulo/SP
Informações: (11) 2285-7758. http://encontrodeteatrojovem.blogspot.com.br
Grátis. Ingressos e inscrições 1h antes, no local das atividades.

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Conjunto Habitacional Sítio Conceição. Cidade Tiradentes/SP

EMEF Professor Mailson Delani
Rua Salvador Vigano, 100, Cidade Tiradentes. São Paulo/SP

EMEF Maurício Goulart
Rua Renê de Toledo, 700. Cidade Tiradentes/SP 

G.R.E.S. Príncipe Negro
Av. dos Metalúrgicos, altura do nº 1.111
Próximo à Escola Osvaldo Aranha. Cidade Tiradentes/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário