terça-feira, 7 de julho de 2015

Festival In-Edit Brasil é destaque na programação de cinema do Sesc Campo Limpo, em Julho


  • IN-EDIT Brasil
O Festival IN-EDIT Brasil de Documentários Musicais é o primeiro festival dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical no país. A programação exibe documentários nacionais e estrangeiros, em sua maioria são filmes de longa-metragem. O festival conta ainda com mostras especiais de grandes diretores do Brasil e de outras partes do mundo, além de uma programação paralela que inclui debates, workshops e apresentações musicais.

No Sesc campo Limo, a programação traz três filmes que viajam pelas encruzilhadas culturais e sonoras que ligam a África, o Brasil e os Estados Unidos, gerando movimentos, festas, ritos e danças. Tudo embalado por uma música potente, negra na raiz, miscigenada, ritmada e múltipla em suas inúmeras vertentes.

1 - Jogo de Corpo. Capoeira e Ancestralidade (07/07)
O filme leva o mestre capoeirista Cobra Mansa até Angola para que ele conheça a ancestralidade de sua arte e de seu povo. Entre os nativos, Cobra Mansa encontra muitos elementos que ligam as duas margens do Oceano Atlântico, entre eles, o Engolo, uma forma muito similar de luta-brincadeira, mas jogada com as mãos. Jogos de combate, música, dança, convivência e autoconhecimento conectam o Brasil e a África desde os tempos da escravidão em uma coprodução entre o Brasil, o Reino Unido e a África do Sul.
Direção/produção: Matthias Röhrig Assunção, Richard Pakleppa, Cinésio Feliciano. Brasil/África do Sul/Reino Unido. 2013. Arquivo Digital. 87 min. Protagonistas: Mestre Cobra Mansa, Mestre Silas, Mestre Levi Cara Preta, Pedro Feliciano, Mestre Russo, Mestre Peixe de Caxias, Mestre Velho, Mestre Pajaraca e Mestre Manoel. Prêmios: Ousmane Sembene Development Film Award (Zanzibar International Film Fest, 2014), Best Editing in a Documentary (Portsmouth International Film Festival, 2014).

2 - Samba e Jazz (08/07)
O paralelismo entre o samba do Rio de Janeiro e o jazz de New Orleans vistos através do carnaval. Unidos pela ancestralidade, pelo swing, pela fantasia e pela festa, o Carnaval e o Mardi Gras se encontraram em muitas vertentes, exceto na geográfica. Conduzido entre as duas margens, o filme junta escola de samba e big band, candomblé e vudu, samba e jazz.
A similaridade entre os dois lados é evidente, seja na ansiedade da preparação ou no respeito às tradições, a folia sempre se repete.
Direção: Jefferson Mello. Brasil/2014. 86 min. Idioma: Português/Inglês. Produção executiva: Lara Velho. Produtora: Tremè Produções

3 - Guardiões do Samba (09/07)
Uma homenagem aos grandes nomes do samba do Rio de Janeiro, eternizando o talento e a dedicação de quem fez do gênero uma referência na cultura brasileira. Monarco, Xangô da Mangueira, Walter Alfaiate e Ney Lopes, entre outros, contam sua trajetória e suas histórias. Filmado em 2005, o documentário esteve engavetado durante vários anos. Após a morte de alguns dos personagens, o filme foi resgatado, em 2013 para finalização, com a missão de honrar a memória de nomes lendários da nossa música. Uma oportunidade de passar a limpo uma das correntes musicais mais autênticas do último século.
Direção: Eric e Marc Melhassen. Brasil. 2014. 80 min. Protagonistas: Xangô da Mangueira, Cláudio Camunguelo, Monarco, Nei Lopes, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Tia Zélia, Gilberto Gil. Produtores: Eric Belhassen e Tommy Tomita. Produtora: Boca a Boca filmes.

  • EM CARTAZ - Lançamentos e filmes recentes em exibição no Sesc Campo Limpo todas as terças feiras.

Território do Brincar
Fruto de um percurso de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós, o longa-metragem assume o ato de brincar da criança como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças. A linguagem não pretende ser didática nem tem a intenção de provocar discussões sobre o certo e o errado na educação; mostra confiança na comunicação pela sensível força infantil.
Direção: David Reeks e Renata Meireles. Documentário. 90 min.
Livre. Grátis.
14 a 28/07. Terças, às 20h

SERVIÇO

Festival In-Edit Brasil de Documentários Musicais
Livre. Grátis.
07 a 09/07. Terça a quinta, às 20h

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado (13h às 22h). Domingos e feriados (11h às 20h)
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário