terça-feira, 5 de abril de 2016

Cinema indiano e comédias clássicas formam a programação do Cineclube Araucária em abril

O Motim
Cineclube Araucária promove em Campos do Jordão as mostras Panorama do Cinema Indiano (entre os dias 21 e 24 de abril) e Clássicas Comédias (entre 28 de abril e 1º de maio), integrando a programação do projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão. Os ingressos são grátis em todas as sessões.

As produções que compõem o Panorama do Cinema Indiano são, respectivamente, Black (de Sanjay Leela Bhansali), 3 Idiotas (de Rajkumar Hirani), O Motim (de Ketan Mehta) e Lunchbox (de Ritesh Batra). E os filmes da mostra Clássicas Comédias - Mony Python em Busca do Cálice Sagrado (de Terry Gilliam e Terry Jones), Quanto Mais Quente Melhor (de Billy Wilder), Um Conto Chinês (de Sebastián Borensztein - foto) e A Riviera Não É Aqui (de Dany Boon) - foram selecionados a partir da lista dos 100 melhores filmes de comédia de todos os tempos da revista Time Out London.

Para a garotada, tem matinê aos domingos, às 15h. Neste mês serão exibidas as animações A Lady e o Lobo (de Anthony Bell e Bem Gluck), no dia 24 de abril, e Meu Malvado Favorito (de Pierre Coffin e Chris Renaud), no dia 1º de maio.

O projeto Cineclube Araucária - O Cinema de Volta a Campos do Jordão acontece com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura e AMECampos (Associação dos Amigos de Campos do Jordão). Iniciado em fevereiro, prevê, até novembro, a realização de 20 mostras de cinema. Além das tradicionais mostras temáticas, a cada mês um país terá a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Turquia, Brasil, Argentina, França, Canadá, China, continente africano e os já contemplados: Polônia, Irã e Índia.

A programação de 2016 inclui também uma série de Palestras e Seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que serão o foco da segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para ocorrer em dezembro no antigo Cine Glória (atual Espaço Cultural Dr. Além). Outros destaques são a realização do 6º Encontro Cinemúsica de Campos do Jordão e da exposição Cinema Ilustrado: A Oitava Arte, ambos em julho, na sede da AMECampos.

O Cinema Indiano

O cinema indiano já tem mais espectadores que Hollywood. Seus atores não são ídolos só na Ásia, mas também na Europa, na África e até nos Estados Unidos. Bem-vindo à indústria cinematográfica que mais cresce no mundo. O cinema tem um papel forte na cultura indiana, desde a década de 1940, época em que o país se tornava independente da Inglaterra, e a telona ajudou a criar uma identidade nacional em um país cheio de culturas e religiões diferentes. Trinta anos depois, o cinema mostrou a insatisfação da população com o governo corrupto com filmes que exaltavam a violência e o crime, nos anos 70. Mas o boom começou mesmo na década de 90, quando veio a liberalização econômica e o país começou a crescer. A classe média emergiu com novos hábitos de consumo e valores. E o conflito de gerações foi inevitável. Não demorou para o cinema reproduzir esse dilema e criar uma nova fórmula de sucesso: os filmes de jovens lindos e ricos que se dividem entre o desejo individual e o casamento arranjado pela família. Funcionou. Hoje a Índia produz 1000 filmes por ano, em 20 das 22 línguas faladas no país (inglês incluído), contra 650 dos EUA. Em 2004, o número de espectadores de filmes de Bollywood alcançou 3,8 bilhões, ultrapassando pela primeira vez o público de Hollywood, formado por 3,6 bilhões de pessoas. O cinema indiano tornava-se o único Davi capaz de rivalizar com o Golias americano.

Clássicas Comédias

A revista Time Out London lançou, recentemente, uma lista dos 100 melhores filmes de comédia de todos os tempos. A lista foi criada de uma forma divertida e transparente. Eles fizeram a pesquisa com mais de 200 pessoas cujo trabalho é fazer rir: escritores e diretores de comédia, atores cômicos e comediantes, cartunistas e contadores de anedotas em alguns países. Em seguida, fizeram uma média com todas as listas pessoais para publicar o tão esperado top 100. Na verdade, filmes de comédia são realmente difíceis de agradar a todos. Há humores peculiares em todos os níveis. Há quem prefira o humor negro, outros apreciam o tom mais pastelão ou ainda há aqueles que gostam mesmo é da coisa mais picante ou mesmo os politicamente incorretos. Cientes de que todas as listas irão jamais agradar a todos, mas como a curadoria do Cineclube Araucária tinha que partir de um ponto consistente, a seleção baseia-se da lista da Time Out London. “Escolhemos alguns filmes que passaram pelo crivo dos que se especializaram em provocar gargalhadas e acreditamos que, com a nossa mostra podemos proporcionar bastante diversão a todos. Uma coisa é certa, a busca da felicidade é bem mais complicada do que a busca pelo terror. Apresentamos, portanto alguns títulos clássicos do humor, entre novos e antigos, para que todos possam curtir sem pretensão, mas com boas risadas”, comenta Cervantes Sobrinho, curador do projeto.

PROGRAMAÇÃO - ABRIL / 2016

Panorama do Cinema Indiano

21/04 (quinta, às 19h30) - Black (Black). De Sanjay Leela Bhansali. Índia. 2005. 118’. 12 anos.
Sinopse – Michelle perdeu a visão e a audição logo após o nascimento. Por iniciativa dos seus pais e com a ajuda de um professor ela consegue chegar até a universidade, mas outros problemas se apresentaram ao longo de sua vida. O filme é baseado, em parte, na autobiografia da escritora indiana Hellen Keller que inspirou o filme O Milagre de Anne Sullivan.

22/04 (sexta, às 19h30) - 3 Idiotas (3 Idiots). De Rajkumar Hirani. Índia. 2009. 158’. 12 anos.
Sinopse – História de três amigos que estudam engenharia na mesma universidade. Após a conclusão do curso, um deles desaparece. A busca dos outros dois por todo o país nos leva a uma viagem fantástica pela Índia.

23/04 (sábado, às 19h30) - O Motim (The Rising: Balad of Mangal Pandey). De Ketan Mehta. Índia. 2005. 146’. 12 anos.
Sinopse – Na índia de 1857, depois de cem anos servindo a Companhia Britânica das Índias Orientais, o país entrou em motim liderado por Mangal Pandey.

24/04 (domingo, às 18h) - Lunchbox (Dabba). De Ritesh Batra. Índia/França/EUA. 2013. 104’. 12 anos.
Sinopse – Um engano na entrega de marmitas serve como ponto de partida para uma relação entre dois desconhecidos.

MATINÊ – 24/04 (domingo, às 15h) - A Lady e o Lobo (Alpha & Omega). De Anthony Bell e Bem Gluck. Índia. 2010. 88’. Livre.
Sinopse – Kate e Humphrey são dois jovens lobos com personalidades muito diferentes. Ela tem a energia digna de uma herdeira de Alpha e ele, o bom humos de Omega. Após serem capturados terão que superar as diferenças, enfrentando grandes dificuldades para encontrar o caminho de volta para casa.

Clássicas Comédias
 
28/04 (quinta, às 19h30) - Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail). De Terry Gilliam e Terry Jones. Reino Unido. 1975. 91’. 18 anos.
Sinopse – O Rei Arthur procura cavaleiros que possam acompanhá-lo em uma importante missão: a busca do Santo Graal. Sir Lancelot (o bravo), Sir Robin (não tão bravo assim), Sir Galahad (o puro) e outros fiéis seguidores do Rei se dispõem a participar da busca real. O filme satiriza diversos acontecimentos históricos da idade média.
               
29/04 (sexta, às 19h30) - Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot). De Billy Wilder. EUA. 1959. 116’. Livre.
Sinopse – Em Chicago, 1929, dois músicos desempregados procuram trabalho desesperadamente. Um fato inesperado os obriga a deixar a cidade e eles acabam sendo engajados em uma banda de garotas, que viaja para Miami. Para isso, têm que agir como se fossem mulheres. Acontece que a banda tem Sugar Kane como vocalista, personagem interpretada por Marylin Monroe. E aí começam as confusões.
               
30/04 (sábado, às 19h30) - Um Conto Chinês (Um Cuento Chino), de Sebastián Borensztein. Argentina. 2011. 93’. 12 anos.
Sinopse – Roberto é um argentino recluso e mal humorado e Jun é um chinês perdido em Buenos Aires à procura do único parente vivo. Eles se encontram quando Jun é atirado para fora de um taxi. Na tentativa de ajudá-lo, Roberto se mete nas situações mais hilárias.
               
01/05 (domingo, às 18h) - A Riviera Não É Aqui (Bienvenue Chez les Ch’tis). De Dany Boon. França. 2008. 106’. 12 anos.
Sinopse – Philippe dirige uma agência dos correios e é casado com Julie. Para agradá-la ele simula uma situação que permita a sua transferência para a Côte-D’Azur, a Riviera Francesa. Ele é desmascarado e transferido para o norte do país, uma região gelada, cujos habitantes falam um dialeto incompreensível.

MATINÊ – 01/05 (domingo, às 15h) - Meu Malvado Favorito (Despicable Me). De Pierre Coffin e Chris Renaud. EUA. 2010. 95’. Livre.
Sinopse – Gru é um malvado que, com seu exército de mínions planeja dominar o mundo. Armado com seu arsenal de raios encolhedores e congelantes ele derrota qualquer um que cruze o seu caminho. Isso até o dia em que conhece três garotinhas órfãs que vão colocar em cheque a sua fama de grande vilão. 

Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
21/04 a 24/04 - Panorama do Cinema Indiano
28/04 a 01/05 – Clássicas Comédias
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Horários: quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 18h)
Matinê: domingo, às 15h
Grátis. Informações: (12) 3664-2300

Nenhum comentário:

Postar um comentário