sexta-feira, 1 de abril de 2016

Circuito Sesc de Artes tem programação na unidade do Sesc Campo Limpo e região metropolitana

O Sesc Campo Limpo e as cidades vizinhas Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra são palco de espetáculos e intervenções artísticas no primeiro fim de semana do evento, entre 1º e 3 de abril, e de 15 a 17 do mesmo mês.
 
Diabolô Classic Metal
Realizado pelo Sesc São Paulo, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias chega ainda maior para a sua edição 2016 e traz em sua programação diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura. Neste ano, o evento percorre 114 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital, que recebe o evento pelo segundo ano consecutivo. Com o objetivo de ampliar o alcance a cada edição, neste ano serão seis cidades a mais que em 2015.

A programação itinerante tem 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles vai percorrer nove cidades, sendo que dois roteiros terão um fim de semana a mais 1na programação, circulandor por 12 municípios. São 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

Como nas outras edições, as apresentações acontecem em espaços públicos em mais de 600 horas de programação, com entrada gratuita e livre. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.

Destaques da programação SESC CAMPO LIMPO

Entre os dias 1º e 3 de abril, o Sesc Campo Limpo, Cotia e Embu das Artes recebem a banda Francisco, El Hombre (SP) com seu estilo “pachanga folk” numa mistura de sonoridades latino-americanas. Outros destaques são o grupo Matula Teatro com a intervenção urbana Jogos Cortazianos, inspirada na obra do escritor argentino Julio Cortázar, e a dupla espanhola da Cia.Infoncundibles, formada pelos irmãos malabaristas José Alberto e Daniel Foncubierta Campano, num espetáculo cheio de humor. No final de semana de 15 a 17, a banda Aláfia apresenta sua mescla de estilos de funks americano e africano com a black music carioca dos anos 70 em Itapecerica da Serra, Embu Guaçu e Taboão da Serra. Nesta caravana também está o artista circense italiano Andrea Farnetani que mistura clown, humor e magia no show solo Trick Nic. (Programação abaixo).

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Nesta edição, programação de cinema, artes visuais e literatura chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o Gabinete de Curiosidades e Habilidades vai oferecer uma variada programação. A cenografia é de William Zarella.

Circuito Sesc de Artes na Internet

Diariamente, o site do Circuito Sesc de Artes será atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes para conferir os conteúdos e consultar a grade de programação. Fotos e vídeos das atrações para a imprensa também estão no site para download.

PROGRAMAÇÃO - SESC CAMPO LIMPO E REGIÃO

Roteiro 5 - passa por:

Unidade do Sesc Campo Limpo, capital | 1º de abril, sexta, das 16h às 21h30
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120
Cotia | 2 de abril, sábado, das 16h às 21h30
Praça Nossa Senhora de Mont Serrat - Centro
Embu das Artes | 3 de abril, domingo, das 16h às 21h
Rua Alberto Giosa, 320 (km 282 da Rod. Regis Bittencourt)

ATRAÇÕES

·         Circo - Diabolô Classic Metal
Com Cia. Infoncundibles (ESP)
O diabolo é a especialidade dos irmãos Jose Alberto e Daniel Foncubierta Campano. Mas o show da dupla espanhola vai além dos malabarismos com este brinquedo de origem chinesa. Eles também tocam violão, dando um toque musical de flamenco, erudito e rock, chamam gente da plateia para participar e abordam a relação entre irmãos, que ora podem ser opostos, ora complementares. Tudo com muito humor e técnicas circenses, englobando diferentes vertentes de malabarismo. Ficha técnica - Direção: Hermanos Infoncundibles. Elenco: Daniel Foncubierta Campano e Jose Alberto Foncubierta Campano. Duração: 55 min.

·         Dança - Jongo
Com Grupo Sambaqui (SP)
O grupo – que realiza pesquisas e vivências em torno de manifestações da cultura tradicional afro-brasileira do sudeste - apresenta o jongo, uma prática cultural dos negros que trabalhavam nas fazendas de café, principalmente na região do Vale do Paraíba. Expressão de lazer e religiosidade, ele é composto por “pontos” (músicas que são cantadas nas rodas) e muita dança. Ficha técnica - Coordenação: Rosângela Macedo. Elenco: Cristiane Pereira, Daniel Cavalheiro, Dulcimara Alves, Edite Neves, Eliana Lorieri, Helena Macedo, Luiz Fonseca, Maria Ivoneide, Marina Macedo, Mário Ezequiel, Ricardo Marcondes, Rosângela Macedo e Silvio Oliveira. Duração: 30 min.

·         Teatro - Jogos Cortazianos
Com Grupo Matula Teatro (SP)
A intervenção urbana é inspirada na obra do escritor argentino Julio Cortázar e propõe sobrepor realidades entre o fantástico e o insignificante. Quatro jogadores exploram espaços urbanos movimentados na busca pela ressignificação do cotidiano e da cidade. Quem cruza o caminho responde a algumas perguntas como “o que dá um pequeno prazer?” e “qual foi a última vez que você se sentiu vivo? ”. Ficha técnica - Direção: Flávio Rabelo. Jogadores: Alice Possani, Bruno Cardoso, Erika Cunha e Melissa Lopes. Duração: 30 min.

·         Música - Francisco, El Hombre (SP)
A banda batizou seu estilo como “pachanga folk”, uma mistura de sonoridades latino-americanas que passeia pela cumbia, coco, maracatu, salsa, samba e ciranda. Fundado pelos irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, o grupo se desenvolveu em Barão Geraldo, Campinas, quando encontrou os demais integrantes que ajudaram a lapidar o som multiétnico. Seu mais recente trabalho, La Pachanga, acrescenta o rock às batidas suingadas. Ficha técnica - Sebastián Piracés Ugarte (voz, percussão e vioão), Mateo Piracés Ugarte (voz e e violão), Juliana Strassacapa (voz e percussão), Andrei Martinez Kozyre­ (guitarra) e Rafael Gomes da Silva (baixo e backingocal). Duração: 90 min.

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

·         Artes visuais - Clube do Bordar
Com Clube do Bordado (SP)
Fundado há dois anos por um grupo de amigas, o Clube nasceu com o intuito de colocar em prática ideias que fogem dos temas tradicionais e abordam experiências pessoais de cada uma. Desenhos que exploram a sexualidade da mulher, por exemplo, estão presentes nas coleções e sempre inspiram novas telas. Nesta oficina, os participantes poderão iniciar o processo de confecção de um bordado a partir de textos e desenhos sugeridos pelo grupo. Com Mariana Dini e Camila Gomes.

·         Cinema - Cine Magia
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

·         Literatura - Palavra + Imagem
Com Instituto Clio (SP)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras, que podem ser individuais e compartilhadas. Com Priscila Nogueira e Emanuel Lima.

Roteiro 6 – passa por:

Itapecerica da Serra | 15 de abril, sexta, das 16h às 21h30
Avenida Eduardo Roberto Daher, 1135
Embu Guaçu | 16 de abril, sábado, das 16h às 21h30
Praça Ivan Braga de Oliveira
Taboão da Serra | 17 de abril, domingo, das 16h às 21h
Praça Miguel Ortega, 500 - Parque Assunção

ATRAÇÕES

Literatura - Realejo Cultural
Com Cia. Canta Circo & Teatro (SP)
Periquito é um pequeno palhaço que tira de dentro de uma caixinha uma poesia, conto, música ou um trecho de alguma obra literária, presenteando o público com um momento lúdico e descontraído. O texto sorteado é dado de presente para o espectador, que leva junto uma pequena biografia do autor apresentado, que pode ser Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Ficha técnica - Direção: João Rocha. Com João Rocha (flauta e pandeiro), Weslei Soares (violão) e Robson Emilio. Duração: 30 min.

Circo - Trick Nic
Com Andrea Farnetani (ITA)
Vestido como se fosse uma mesa de cantina, vermelha e branca, um personagem enfrenta sua dualidade psicológica: de um lado, a índole hiperativa e excêntrica, que quer mostrar truques e habilidades; de outro, a insegurança e sensibilidade. A batalha interior será resolvida com amor e empatia, num piquenique de truques que mistura clown, mímica, malabarismo, equilíbrio, magia, improviso e brincadeiras com o público. Ficha técnica - Criação e atuação: Andrea Farnetani. Duração: 45 min.

Teatro - Marias da Luz
Com Cia. As Graças (SP)
O espetáculo foi construído a partir de depoimentos reais de mulheres. Colhidos no Parque da Luz, o grupo construiu a dramaturgia deste espetáculo. Marivânia, Mariana, Maria Pequena e Marileide são de tempos diferentes, mas têm em comum os sentimentos de abandono e solidão. Elas encontram-se no Parque da Luz e buscam ali um recomeço para suas vidas. Ficha técnica - Direção: André Carreira. Elenco: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud (As Graças). Atriz convidada: Daniela Schitini e/ou Paola Mussati. Duração: 60 min.

Música - Aláfia (SP)
O grupo utiliza a ancestralidade e matrizes brasileiras como matérias-primas para compor suas canções. No ano passado, lançou seu segundo álbum, Corpura, que reacende a necessidade de diálogo sobre a realidade social e cultural do país. O estilo da banda passa pelos funks americano e africano e chega até a black music carioca dos anos 70. Duas de suas músicas alçaram voos internacionais: Mais Tarde entrou para a trilha sonora do game Fifa World Cup 2014 e Em Punga integra a coletânea New Sounds da revista britânica Songlines. Ficha técnica - Com Eduardo Brechó (voz e guitarra), Xênia França (voz), Jairo Pereira (voz), Alysson Bruno (percussão), Victor Eduardo (percussão), Lucas Cirillo (gaita), Pipo Pegoraro (guitarra), Gabriel Catanzaro (baixo), Gil Duarte (trombone), Filipe Vedolin (bateria) e Fabio Leandro (teclado). Duração: 90 min.

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Artes visuais - Colagem em Vinil e Adesivos
Com André Costa e Reinaldo Romero (SP)
Nesta oficina, os princípios da colagem e da ilustração serão trabalhados através do material vinil adesivo, um tipo de adesivo multicolorido utilizado para peças e cartazes publicitários.

Cinema - Cine Magia
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès.

Literatura - Palavra + Imagem
Com Instituo Clio (SP)

Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores de leituras, que podem individuais e compartilhadas. Com Priscila dos Santos e Estefânia de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário