segunda-feira, 4 de abril de 2016

Sesc São Paulo e Escola da Cidade realizam o XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade

Unidades do Sesc Campo Limpo, Consolação e Pompeia e a Escola da Cidade recebem convidados de diversos países para refletir sobre o uso dos espaços urbanos.

De 11 a 15 de abril, São Paulo será palco do XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade. Resultado da parceria entre a Escola da Cidade e o Sesc São Paulo, o evento reúne profissionais do Chile, EUA, Dinamarca, Colômbia, Turquia e Brasil para debater experiências de ocupação de espaços urbanos disponíveis para o usufruto do tempo livre.

Com a proposta de identificar possibilidades concretas para a constituição de novos espaços públicos, bem como pensar as diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender seus significados, o tema ‘Espaço Livre na Cidade’ é uma continuidade do Seminário de 2015, que trabalhou a temática ‘Tempo Livre na Cidade’ - quando foram discutidas as formas e meios de construção da apropriação deste espaço do lazer em nossas cidades - e reforça a parceria entre estas duas instituições tão atuantes na urbe de São Paulo.

"A motivação de ambas as instituições para entender melhor como os cidadãos vivem suas experiências do urbano é uma das razões da aproximação entre o Sesc e a Escola da Cidade na realização deste Seminário Internacional" afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo. Miranda destaca ainda que "a parceria reafirma a importância das ações conjuntas para a geração de novas práticas e para a atualização de conceitos visando tanto a ocupação de espaços vocacionados para o lazer e para o exercício da cidadania como para incentivar a coletividade na cidade."

Além de ser um ponto de ação das instituições, Campo Limpo é também o primeiro local a receber atividades do Seminário que, refletindo sobre a ocupação do espaço urbano, propõe realizar-se em diferentes locais e bairros: Sesc Campo Limpo (11/4), Sesc Consolação (12 e 13/4), Sesc Pompeia (14/4) e Escola da Cidade (15/4) – além do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, onde ocorreram encontros preparatórios para o evento -,  alimentando o debate junto aos convidados internacionais e nacionais sobre as particularidades do espaço livre da metrópole.

Entre os convidados estão Susan Chin (EUA) - Diretora Executiva do Design Trust for Public, Selva Gurdogan (Turquia) - Diretora do Studio-X Istambul, laboratório de pesquisas urbanas da Columbia University e o premiado arquiteto Felipe Uribe (Colômbia), entre outros.

 A discussão sobre os espaços livres da cidade visa identificar as possibilidades concretas para constituição de novos espaços públicos. A noção de espaço público, onde todas as atividades são lícitas e onde nos reconhecemos como cidadãos, é diretamente relacionada à condição urbana que construímos. Existem diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender o significado dos espaços públicos em nossas cidades e os convidados internacionais poderão ofertar esta multiplicidade de visões”, afirma Álvaro Puntoni, do Conselho Escola e Grupo Técnico da Escola da Cidade.

Inscrições gratuitas pelo portal SescSP | sescsp.org.br/espacolivre
Outras Informações no site www.escoladacidade.edu.br

Programação

11/04 - Sesc Campo Limpo
Desenho do Espaço Público
Teodoro Fernández [Chile] atua em projetos educacionais e paisagísticos como faculdades, bibliotecas, ginásios e parques em Santiago. Felipe Uribe [Colômbia] mostra o desenho de equipamentos públicos de bibliotecas e parques, sobretudo em Medellín. Marina Grinover [Brasil] traz sua experiência de projetos de arquitetura e de urbanização em favelas na capital paulista.

12/04 – Sesc Consolação
Infraestrutura e Paisagem
Susanah Drake [EUA], fundadora da DLANDstudio, transforma infraestrutura em paisagem através de projetos urbanos que buscam unir o bom design à inteligência ecológica, em Nova Iorque, em Milão, ou na Nigéria. Regina Meyer [Brasil], com seu vasto conhecimento sobre a metrópole de São Paulo, atuante em diversos órgãos públicos e acadêmicos, faz reflexões sobre a metrópole e apresenta projetos como a reestruturação do Parque Dom Pedro, em parceria com o escritório Una Arquitetos e H+F Arquitetos. Martin Corullon [Brasil] revela os projetos de diversas escalas realizados no escritório Metro Arquitetos, alguns em colaboração com o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, onde edifícios transformam a paisagem e seu contexto urbano, como no Cais das Artes em Vitória (ES), a Ladeira da Barroquinha em Salvador (BA), as intervenções urbanas do Centro Aberto ou do ensaio urbano de grandes edifícios sobre a cidade de São Paulo (SP).

13/04 – Sesc Consolação
Estratégias sobre o Espaço Público
Charles Mckinney [EUA] demonstra sua experiência de gestão, planejamento e desenho do espaço público como atual diretor do Departamento de Parques de Nova Iorque, em projetos que tentam sintetizar questões urbanas, ecológicas, paisagísticas e comunitárias. Selva Gurdogan [Turquia] e Gregers Tang Thomsen [Dinamarca] mostram a dinâmica produção do escritório Superpool, em Istambul, com trabalhos expográficos, artísticos e urbanos em diversas escalas, com estéticas e temáticas contemporâneas e, por vezes, em parceria com escritórios de grande destaque mundial como OMA e BIG. Francisco Fanucci [Brasil] traz a importância da valorização da cultura brasileira, ao mesmo tempo tradicional e contemporânea, em objetos de várias escalas, sejam eles edifícios culturais ou mobiliários, buscando sintetizar no espaço de seus projetos, as questões das diversas comunidades envolvidas.

14/04 – Sesc Pompeia
Invenção do Espaço Público
Susan Chin [EUA] como diretora Executiva do Design Trust for Public Space apresenta as propostas transformadoras do grupo em Nova Iorque, como a reestruturação de uma antiga ferrovia aérea em parque linear (Highline), a implementação da agricultura urbana junto à comunidades de bairro. Philip Yang [Brasil], como fundador do Urbem, mostra as propostas de grande escala para a metrópole paulista, desenvolvida com equipes multidisciplinares como o ‘Arco Tietê’, a ‘Casa Paulista’, ou o ‘Passeio Novo’. Vinicius Andrade [Brasil] traz projetos ganhadores de concursos de forte presença no espaço urbano de seu escritório Andrade Morettin, a exemplo do Instituto Moreira Salles em construção na Avenida Paulista (SP), o Building a Sustainable World em Paranaguá (PR) ou a proposição urbana Latitude Zero em Galápagos, Equador.

15/04 – Escola da Cidade
Espaço Livre na Cidade de São Paulo
O convidado para o encerramento é Fernando de Mello Franco [Brasil], Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, que irá expor as políticas públicas atuais voltadas para o espaço livre na Cidade de São Paulo. Terminada a exposição será promovido um debate com todos os convidados dos dias anteriores. O programa do Seminário se encerra em uma festa ao ar livre, na Rua General Jardim.

Serviço:
XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade
De 11 a 15 de abril - Das 15h às 19h30h
Locais:
Sesc Campo Limpo
Estrada do Campo Limpo, 288 – (11) 5510-2700

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 - (11) 3234 – 3000

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 - (11) 3871-7700

Escola Da Cidade
Rua General Jardim, 65 - (11) 3258-8108 - www.escoladacidade.edu.br

Informações para a imprensa:
Sesc Consolação
Marina Reis / Tel: 11 3234-3043 / marinareis@consolacao.sescsp.org.br

Escola da Cidade
Camila Regis | Assessora de Imprensa
Tel: (55) (11) 3258-8108 / Ramal 234 / assessoriadeimprensa@escoladacidade.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário