quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sesc Campo Limpo apresenta Cor de Chumbo, espetáculo que discute o período da ditadura

O espetáculo Cor de Chumbo, dirigido por Milton Morales Filho será apresentado nos dias 13 e 14 de abril, quarta e quinta-feira, no Sesc Campo Limpo, às 20 horas. A história se passa durante os anos de chumbo da ditadura, tendo o romance de uma vedete e seu general como pano de fundo.

O enredo se passa em uma casa de shows, horas antes de abrir. A boate é gerenciada por Patrícia (Lilian de Lima), uma ex-prostituta, cantora e principal atração da casa. Ela é amante de um general que virá assisti-la naquela noite, e, enquanto passa as músicas, ela discute com o pianista sobre coisas do cotidiano, medo da violência em tempos de ditadura e seu relacionamento amoroso. O cenário se passa no Brasil da década de 70, mas os temas e as questões que a peça levanta são efetivamente atuais.

São evidentes os resquícios da ditadura militar e civil brasileira que permanecem cravados na sociedade nos dias de hoje. Por vezes sutis, por vezes escancaradas, as condutas coercitivas permanecem. É um assunto que não se esgota. E se Patrícia é a vedete que espera por seu general, ela pode simbolizar ao mesmo tempo uma nação que almeja práticas democráticas mais livres e francas.

Patrícia representa o artista brasileiro que deseja e acredita na chegada de uma política cultural verdadeiramente efetiva como instrumento de mudança social. Ela é também a amante submetida ao abuso e à violência, em nome da promessa de uma vida melhor. Patrícia é Pátria dividida entre a conveniência da ordem estabelecida e uma vontade, ainda que inerte, de mudar tudo ao redor.

Segundo o diretor, dialogar sobre o passado é manter um presente consciente e um futuro aberto. Cor de Chumbo mostra uma Patrícia atual, artista que representa todos nós: no seu dia a dia de abusos e medos, ainda consegue cantar e amar, almejando uma vida melhor.

O espetáculo estreou, em outubro de 2014, na VIII Mostra Capiba de Teatro do Sesc Casa Amarela, em Recife/PE, e no 24º FETEAG - Festival de Teatro do Agreste em, Caruaru/PE. Um ano depois fez sua estreia em São Paulo, no SESC Ipiranga, além de temporadas na sede da Cia Livre e no espaço da Cia. do Feijão.

Ficha técnica:

Texto e direção: Milton Morales Filho
Atriz e cantora: Lilian de Lima
Pianista: Thiago Tognoli Neves e Gustavo Fiel
Músicas inéditas: William Guedes, Milton Morales Filho, Rodrigo Mercadante e Lilian de Lima.
Direção musical: William Guedes.

Serviço:

Espetáculo: Cor de Chumbo
13 e 14/04, quarta e quinta, às 20h
Ingressos: Grátis. Classificação: Livre. Duração: 60 min.
Retirar ingressos com 1h de antecedência.

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo - São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário