quinta-feira, 6 de novembro de 2014

NUO inaugura o Espaço Núcleo com O Burgês Nobre, de Molière

O NUO (Núcleo Universitário de Ópera), dirigido pelo maestro Paulo Maron, inaugura o Espaço Núcleo no dia 29 de novembro, sábado às 20h30, com o espetáculo O Burguês Nobre (Le Bourgeois Gentilhomme), de Molière. Com música composta por Jean-Baptiste Lully, a montagem é uma semi-ópera com diálogos intercalados por música e dança.

O Espaço Núcleo fica na Rua Belas Artes, número 135, no Ipiranga. Além de ser a sede oficial do Núcleo Universitário de Ópera (NUO), o espaço cultural tem uma área cênica com capacidade para acomodar 100 pessoas. Segundo o maestro e diretor Paulo Maron, o espaço está aberto para receber eventos, cursos e apresentações teatrais e musicais, assim como para ensaios de espetáculos.

Em princípio, o Espaço Núcleo foi idealizado para abrigar as montagens do NUO, no momento em que o grupo percebeu a necessidade de buscar espaços cênicos não convencionais para avançar nas suas pesquisas e experimentos. “Com a consolidação das nossas intenções, identificamos que o desejo de levar espetáculos para locais diferentes dos tradicionalmente destinados às artes do palco, especialmente no meio musical erudito, é um desejo compartilhado por muitos”, comenta Paulo Maron. O Espaço Núcleo é um lugar simples, sem requintes, mas apto a receber o público, propício às pequenas montagens, aos pequenos concertos e recitais.

Sua localização é privilegiada. Fica a duas quadras da estação Alto do Ipiranga, Linha Verde do Metrô que tem ligação com outras linhas de metrô e trem, além de dispor de fácil acesso por diversas linhas de ônibus. A partir de 2015 o Espaço Núcleo estará disponível para locação para outros grupos e eventos.

Mais de 600 mil reais foram investidos na construção da sede, soma advinda de recursos próprios de integrantes do grupo, além do apoio conquistado por meio de financiamento coletivo feito pela Internet, através do projeto Catarse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário